top of page

Uma mulher que não desiste nunca - Moçambique

Atualizado: 19 de out. de 2020

Hoje vim contar uma história de sucesso e muito trabalho!! O nome dela é Fátima Cristóvão Manhique. Chegou na igreja no ano de 2015, começou a integrar-se e logo se batizou e se envolveu na obra do Senhor.



Em 2017 desafiamos a Fátima a ser uma das educadoras do projeto Crianças de Futuro Moçambique. Ela prontamente aceitou e está neste projeto desde então.


O segundo desafio aceito pela Fátima foi feito pela tia Mara Melnik quando esteve em Moçambique pela primeira vez. Ela deu um curso de empreendedorismo para as mulheres da comunidade e lançou o desafio de iniciarem uma Cooperativa de Mulheres, e trabalharem juntas pelo próprio sustento e desenvolvimento.



Um bom empreendedor é aquele que inicia algo novo, é capaz de identificar problemas e oportunidades, encontrar soluções e investir na criação de algo positivo para a sociedade. Desenvolve um projeto, abre um negócio ou realiza algo que produza transformação real e impacto no dia a dia das pessoas. São influenciadores, especialistas em transformar crises em oportunidades, saem da comodidade, não apenas sonham mas agem.



Então, elas aceitaram o desafio e no segundo ano do empreendimento Fátima foi eleita Presidente da Cooperativa de Mulheres. Mas a Fátima não parou por ai... Muito dedicada, ela buscava se aperfeiçoar, melhorando cada dia seu trabalho.


Na área da educação o Luiz Marcelo investiu na vida da Fátima e desafiou ela a fazer o curso de Educadora da Infância da Ação Social que foi financiado por amigos chilenos.



Neste tempo de pandemia, quando o governo de Moçambique ordenou o fechamento das escolas e centros infantis, os professores também foram afastados e ficaram um mês em isolamento. Mas, ela não podia ficar parada, imediatamente começou a pensar o que poderia fazer neste tempo que estaria em casa para melhorar a renda familiar. Então surgiu a ideia de confeccionar máscaras e vendê-las. Ela estava determinada e logo começou a produzir. Depois levou a produção para dentro da escola e os professores confeccionaram máscaras para doar para os alunos e os pais na primeira vez e na segunda produção de máscaras pelos professores o objetivo foi comprar cadernos para a escola.


Em meio a essa pandemia Deus tocou o coração de outra amiga do Chile que doou uma máquina de costura para ela, isso mesmo, uma máquina de costura novinha!! Deus é bom em todo tempo. Ela costura até tarde, depois que termina as atividades da escola e nos fins de semana lá está ela na máquina.



Enfrentando dificuldades por causa da pouca iluminação e tendo fortes dores de cabeça, começou a ter dificuldades para enxergar e precisava de um óculos. Desta vez foi uma amiga do Brasil que doou os óculos para ela e assim pode retomar seu trabalho noturno novamente.


Uma colega da Fátima a procurou para que a ensinasse fazer máscaras e outras coisas poder ter uma renda extra também. Ela poderia ter sido egoísta e pensado apenas em si mesma e sua família mas, não foi assim, Fátima decidiu compartilhar o que aprendeu e ajudar a colega a fabricar seus produtos também!! Assim hoje as duas vendem seus produtos pelo Face e pelo WhatsApp. Fátima já foi procurada por uma fábrica para fazer acabamentos!!!


Ela ainda não deixa de surpreender, já começou a fazer bolos por encomendas também! Puxa quanta energia e animo, é inspirador!!! Olhando a vida dela eu me lembro da parábola dos talentos, a Fátima tem multiplicado seus talentos e isso para a glória de Deus!



Mas tudo começa com uma transformação que acontece de dentro para fora, a pessoa precisa acreditar que é capaz, não temer os desafios que são muitos. Como diz a palavra de Deus ser fiel no pouco. Louvamos a Deus pela vida da Fátima e vemos a graça e a fidelidade de Deus sobre a sua vida. Que Deus continue prosperando a vida dela e inspirando outros a lutarem por seus sonhos.


Sabemos que esse é apenas o ponto de partida, Deus tem grandes coisas para ela. E você? Tem sonhado? Tem lutado por seus sonhos? Tem multiplicado seus talentos?


Abaixo algumas fotos da Fátima servindo ao Senhor com todas suas forças... aleluia!!





33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page